COMUNIBLOG

Blog oficial da Comunilog Consulting                                                                                                                                                                                                                                                                            

Carta aberta aos formandos da Academia de Fotografia by Comunilog

Image

Hoje recebi este mail…


“Bom dia,
Informo que o fotogenicos.net irá encerrar a partir do próximo dia 25 de Abril.
Devido ao pouco uso que os membros dão ao site não compensa manter o mesmo online.
Cumprimentos,
Fernando Machado”

Nos dias que correm e cada vez mais, as pessoas entregam-se à fotografia, toda a gente quer aprender a tirar fotografias, mas poucos são os que querem aprender fotografia de facto. Na nossa academia eu acredito que a grande maioria quer aprender fotografia. Aprender fotografia é assumir o risco, aceitar a despesa e ir atrás dos louros. É preciso defendermos o nosso trabalho. É mais importante as pessoas habituarem-se a comentar o trabalho dos outros do que propriamente fotografar. Se um fotógrafo não consegue comentar um trabalho jamais o conseguirá defender o seu e aceitará toda a critica, positiva ou negativa, boa ou má como válida.
Nunca é demais repetir que é indispensável que vocês se desinibam, que comentem, não tenham medo de errar, de manifestar a vossa opinião. Temos um espaço fechado para vocês, e é por isto mesmo, para que vocês se sintam à vontade para dizer o que quiserem. É importante, muito importante. Muito mais importante do que vocês imaginam. Fotografar é importante, mas de que vale fazer belos registos se depois não os podemos defender? Importa que sejamos convictos do nosso trabalho e que estejamos dispostos e prontos a defendê-lo.

O “fotogénicos” é um belo espaço, um dos melhores do país. Porém é vitima dos tempos, os comentários dos milhares de pessoas que se inscrevem nestes espaços não vão além do “gostei“, “muito bonito” e afins. Com o passar do tempo estes espaços ficam desprovidos de contexto… acabam por encerrar… perdem o interesse porque aqueles que querem de facto aprender fotografia vão depois procurar outras paragens. Também sou da opinião de que em Portugal urge um espaço que fomente a critica, o comentário construtivo e que premeie os seus utilizadores por isso mesmo!

Peço a todos os formandos desta academia que entendam isto que eu digo e se esforcem 5 minutos por dia para fazer um comentário que seja construtivo, que seja válido, que acrescente valor. Não tenham medo, desinibam-se!!! Se errarem, também aprendem. O espaço da nossa academia é fechado por isso mesmo, para que não tenham medo de errar… afinal são formandos!!! 🙂

Se vocês não se preocuparem em fazer este exercício acreditem que jamais poderão defender o vosso trabalho, estarão sempre escravos de que uma qualquer pessoa que na teoria “sabe mais” e vos diga alguma barbaridade. E vocês terão de a aceitar. Jamais acreditarão no vosso trabalho! Comentem, desinibam-se!

Espero que pensem bem nisto.

Muito Obrigado pela vossa atenção. 🙂

Fonte da Imagem: http://sylvianenuccio.com/disable-comments-now-what/

Advertisements

Autor: Rui Campos

Part-time Photographer

Os comentários estão fechados.