COMUNIBLOG

Blog oficial da Comunilog Consulting                                                                                                                                                                                                                                                                            

Prémio internacional atribuído a empresa Portuguesa

Uma equipa de investigadores portugueses venceu a edição de 2013 da competição internacional de Data Science RepLab. Num total de 11 equipas participantes, a líderada pela Universidade do Porto conquistou o primeiro lugar da classificação nas tarefas de Filtering e Opinion Mining.

Na primeira, o objetivo era criar métodos automáticos de desambiguação de entidades (empresas, celebridades, etc.) através da análise de ‘tweets’ (publicações na rede social do Twitter). Ou seja, por exemplo, perceber se um ‘tweet’ com a palavra ‘Alfândega’ diz respeito ao edifício da Alfândega no Porto ou à localidade de Alfândega da Fé.

Para o desafio, foram utilizadas técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem automática de forma a classificar os ‘tweets’ como estando relacionados ou não relacionados com uma dada entidade.

A equipa portuguesa distinguida revelou-se extremamente multidisciplinar, por reunir estudantes de vários cursos de mestrado e doutoramento, comprovando o reforço das competências na área de Data Science, um campo que tem vindo a ganhar cada vez mais importância na sociedade, como é evidente no mediático caso Snowden.

 

Fonte: http://boasnoticias.sapo.pt/

Os comentários estão fechados.