COMUNIBLOG

Blog oficial da Comunilog Consulting                                                                                                                                                                                                                                                                            

Portugal é o mais inovador dos países do sul da Europa

“Portugal é o mais inovador entre os países do sul da Europa, ultrapassando, inclusive, a vizinha Espanha. As conclusões são do barómetro de inovação da COTEC, segundo o qual, este ano, Portugal subiu duas posições relativamente a 2013, ocupando, agora, a 29ª posição no ‘ranking’ composto por 52 países.

De acordo com o relatório, a recuperação portuguesa permite que o país se volte a aproximar da média global. Depois de melhorar em todas as dimensões da análise – condições, recursos, processos e resultados -, Portugal figura entre os países considerados ‘inovadores moderados’.

Este mesmo grupo conta também com a presença de países anglo-saxónicos (Canadá e Austrália), da Europa do Sul (Espanha e Itália), do Leste da Europa (Estónia, República Checa, Eslovénia, entre outros) e ainda China e Israel. Em 2014, o ‘ranking’ anual de inovação da COTEC (Associação Empresarial Para a Inovação) continua a ser liderado pela Suíça, que, inclusive, ganhou terreno relativamente à Finlândia, em segundo lugar.

A melhoria mais significativa registada em Portugal aconteceu ao nível dos processos, o que corresponde a uma maior agilização, fundamental para a passagem de conceito a produto o mais rapidamente possível. Esta recuperação permite ao país voltar a aproximar-se da média global, superando a Espanha e a média dos países PECO (Países da Europa Central e Oriental).”

 

In boasnoticias.sapo.pt

Os comentários estão fechados.